O Pai Natal Existe?

O Pai Natal Existe?

A L10N não quer que passe este Natal sem entender o Pai Natal.

Existem várias lendas sobre a figura mítica do Pai Natal. Na verdade, a imagem desta personagem do mundo ocidental é exatamente uma fusão de todas essas lendas e histórias. Geralmente, o Pai Natal é visto como um homem idoso, de grandes barbas brancas e com vestimentas vermelhas que guia um trenó voador puxado por renas. O seu objetivo é distribuir presentes por todas as crianças no mundo na noite de véspera de Natal.

Esta lenda tem origem na figura de São Nicolau de Mira, um Bispo do séc. IV que foi canonizado pela Igreja Católica e que é reconhecido pela sua caridade para com as crianças e os mais desfavorecidos. Juntam-se a esta personagem histórica algumas lendas como a do Father Christmas (Inglaterra), do Sinterklaas (Países Baixos), do Christkind (Alemanha), da Befana (Itália) e dos Três Reis Magos e… Puf! Eis que surge o nosso conhecido Pai Natal!

Desengane-se quem pensa que o Pai Natal se veste de vermelho e branco devido à sua exploração por uma conhecida marca de refrigerantes. A cor das suas roupas deve-se ao facto de São Nicolau ter sido Bispo de Mira e às suas vestimentas estarem associadas à sua posição no Clero. No entanto, a verdade é que, nas últimas décadas, a massificação da publicidade acrescentou várias novas características a esta figura (como a rena Rudolph, as peúgas penduradas, a chaminé, as bolachas e o leite, etc.) e vai, provavelmente, continuar a acrescentar novos traços.

Com todas estas dúvidas, fontes e lendas, a L10N considera que o que interessa mesmo aproveitar o espírito de solidariedade e empatia que esta época faz sobressair em nós.

Por isso, com ou sem Pai Natal, a L10N deseja-lhe:

Feliz Natal!
Merry Christmas!
Feliz Navidad!
Joyeux Noël!
Fröhliche Weihnachten!
Buon Natale!

Boas festas!