Em Espanha, seja Espanhol!

Em Espanha, seja Espanhol!

Guia de conduta para se localizar lá fora

1

Seja cortês e formal, mas não em demasia.

Se tiver de comunicar com um parceiro de negócios, ou uma pessoa que exija um certo grau de formalidade, dirija-se na 3.ª pessoa. Em cafés, restaurantes ou lojas é comum usar a 2.ª pessoa, no entanto, o primeiro contacto deve ser mais distante e formal.

2

Seja amigável e receba bem.

Tal como os portugueses, o povo espanhol é mestre na arte de bem receber. Esteja sempre bem disposto e ofereça algum produto típico da sua região, é provável que seja recebido de igual forma.

3

Comunique de forma clara e projete a voz, não fale baixo nem para dentro.

Os espanhóis são, geralmente, grandes conversadores e falam “em alto e bom som”.

4

Durante uma conversa, não desvie a atenção.

Olhe para a pessoa com quem está a falar. O contacto visual é uma questão de respeito pelo outro e deve manter-se durante toda a conversa.

5

Elogie os produtos regionais do local onde se encontra.

Mostre que conhece e que se interessa pela região e a sua relação sairá fortalecida.

6

Esqueça as rivalidades estereotipadas entre Portugal e Espanha.

Saiba que os espanhóis, em geral, têm grande apreço por Portugal e pelos portugueses. Evite conversas que possam levar a discussões, como é o exemplo de touradas ou futebol.

7

Evite utilizar referências em inglês ou em qualquer outro idioma que não espanhol.

Em Espanha, faz-se um grande esforço para localizar praticamente tudo. Se quer fazer uma referência, aprenda-a em espanhol. Por exemplo, em Espanha não peça “Johnnie Walker”, mas sim “Juanito Caminante”.

8

Seja direto e honesto.

Se surgir algum imprevisto ou algum problema, não o tente esconder nem adie a sua resolução. Partilhe com quem estiver mais próximo de si, de certeza que o tentarão ajudar!

Tags: