Em Inglaterra, seja inglês!

Em Inglaterra, seja inglês!

Guia de conduta para se localizar lá fora

1

Seja cortês, educado e formal.

O povo inglês esmera-se nas boas maneiras e na boa educação, nunca as dispensando. Assim, ouvem-se muitos “please”, “thank you”, “i’m sorry” e “excuse me”, Porém, tenha atenção às intenções linguísticas e aos contextos –um “excuse me”, por exemplo, pode querer dizer que o seu parceiro de negócios ficou ofendido com algo que lhe disse.

2

Seja pontual!

Se possível, chegue 15 minutos antes. Em Inglaterra, um atraso é considerado uma falta de respeito grave, portanto, se estiver atrasado tente ligar a avisar e explique os seus motivos.

3

Cumprimente com um aperto de mão firme.

Não dê palmadas nas costas, nem abraços, mesmo que já tenha alguma confiança. A forma mais respeitadora de saudar alguém, seja homem ou mulher, é com um aperto de mão pouco demorado e sem excesso de força, uma vez que, na Inglaterra, a invasão do espaço pessoal pode ser considerada ofensiva.

4

Não olhe fixamente para alguém.

Seja em reuniões ou jantares, em Inglaterra é quase uma afronta. Procure contacto visual, sim, mas permita-se desviar o olhar.

5

Use um tom de voz firme e claro.

Não se exceda na dinâmica da voz, falar com clareza e nitidamente expressa confiança.

6

Não utilize o “piece sign”.

Se o fizer com a palma da mão virada para si pode ser considerado uma ofensa pessoal. Se por alguma razão precisar de indicar “dois”, faça-o com o polegar e com o indicador.

7

Small talk? Não faça perguntas, nem comentários pessoais.

Mesmo que já tenha alguma confiança com a pessoa, evite partilhar qualquer assunto pessoal. Em vez disso, opte por falar de desporto ou do tempo, a conversa sobre meteorologia é a mais escolhida nestas situações.

8

Ofereça uma lembrança.

Sendo português, sugerimos uma garrafa em miniatura de Vinho do Porto ou de Vinho da Madeira, pois são bastante apreciados pelo povo britânico. Caso lhe ofereçam um chá, café ou uma bebida alcoólica, evite rejeitar.