Como cumprimentar e despedir-se em italiano

Como cumprimentar e despedir-se em italiano

Sabia que Itália é o quinto país mais visitado do mundo? Cerca de 46 milhões de pessoas vão pela paisagem, pela comida e, claro, por toda a cultura italiana.

Traduzir conteúdo para italiano acaba por se tornar um desafio grande, porque em Itália desenvolveram-se várias línguas regionais. Apesar de a maioria das pessoas as tratarem como dialetos, são línguas regionais que se desenvolveram de diferentes formas a partir do latim.

Ao contrário do português, em Itália (e nos países de língua oficial italiana) existe o “italiano comum” que toda a gente fala e percebe. Se é daqueles turistas que gosta de aprender sempre um pouco da língua do país de destino, veio parar ao sítio certo! Damos-lhe em baixo algumas das expressões que pode (e deve) utilizar em Itália!

 

Bom dia!

Buongiorno principessa! é a famosa frase do filme “A vida é bela” que ficou no ouvido de milhões de pessoas pelo mundo. A expressão Buongiorno, que significa “Bom dia”, é uma das formas mais comuns de cumprimentar alguém em Itália. Pode utilizá-la em qualquer ocasião, até mais ou menos às 15h horas.

Depois dessa hora há duas expressões que pode utilizar: Buonasera e Buon pomeriggio, ambas se podem traduzir como “Boa tarde”. A primeira é utilizada como introdução à conversa, ou seja, como se estivesse a dizer “Olá” a alguém, sendo a segunda utilizada para despedida.

Seguindo para a noite, existe ainda a expressão Buonanotte que é apenas utilizada no ato da despedida quando já é mesmo de noite ou quando se vai dormir.

As expressões em cima podem ser utilizadas tanto em contexto formal como informal, no entanto, na linguagem corrente informal, a expressão Ciao é a mais conhecida e utilizada. Em italiano, utiliza-se esta expressão tanto para “Olá” como para “Adeus”.

 

Como está?

Como em português, existem duas formas de perguntar “Como está?” em italiano: uma formal e outra informal. Semelhante a “Como está” pode utilizar Come sta? e, se for uma situação mais informal, pode utilizar Come stai?, semelhante a “Como estás?”.

Para estas perguntas, existem sempre vários cenários de resposta. Pode ver os mais comuns nas imagens em baixo.

Se quiser arriscar mais um pouco e devolver a pergunta pode dizer E Lei? numa situação formal e E tu? em contexto informal.

 

“Com licença, por favor!”

Permesso utiliza-se quando se está a pedir para passar, por exemplo, no metro ou no meio de uma multidão. Semelhante ao português, “Por favor” é Per favore. Então, se precisar de pedir com licença a alguém em italiano deve dizer: Permesso, per favore!

 

Desculpa/e!

Mi scusi! Esta expressão pode utilizar-se em várias situações, semelhante à expressão portuguesa “Peço desculpa”. Pode servir para chamar a atenção de alguém, por exemplo, num restaurante ou para pedir direções na rua.

Existe ainda uma segunda expressão, Mi dispiace, que é utilizada como um pedido de desculpa mais intenso, se tiver feito alguma coisa de errado.

 

Obrigada/o!

A mais conhecida e mais comum é a expressão Grazie. Pode utilizá-la em qualquer contexto que fica sempre bem! Depois, como em todas as línguas, há variações como: Grazie mille, Grazie tante e Molte grazie, que significam “Muito obrigado/a”. Pode ainda utilizar Grazie di tutto (“Obrigada/o por tudo”).

Para responder existem 5 expressões: E di che (“Sem problema”), Figurati (“Não tem de quê”), Di Niente, Non c’è di che ou Di nulla (“De nada”).

 

Até já!

A expressão mais utilizada é Arrivederci que significa “Até logo” e serve para qualquer contexto. Pode ainda utilizar A presto (“Até breve”) ou Addio (“Adeus”).