Como cumprimentar e despedir-se em francês

Como cumprimentar e despedir-se em francês

Como cumprimentar e despedir-se em francês

Existem sete dialetos de francês espalhados por 29 países! Traduzir de português para francês torna-se um desafio, pois é preciso saber localizar o conteúdo para cada um dos dialetos, isto é, adaptar a linguagem aos diferentes países.

Prestes a viajar para França? Que tal Bélgica ou, no outro lado do oceano, Canadá? Aprender um pouco deste idioma pode ser essencial para qualquer viagem. Veja em baixo algumas dicas.

 

Bom dia! Como está?

Bonjour, bonjour, bonjour ! Quem nunca viu o filme “A Bela e o Monstro”?

Bonjour é a palavra mais utilizada para cumprimentar em francês. A tradução literal é “Bom dia”, mas os franceses, ao contrário dos portugueses, utilizam a expressão o dia inteiro e não apenas de manhã. O melhor de Bonjour é que pode ser utilizado em qualquer ocasião mais ou menos formal. Por isso é sempre seguro cumprimentar assim.

No caso de já ser de noite, Bonsoir aplica-se da mesma forma que Bonjour, só que depois do pôr do sol.

Se estiver num ambiente mais informal, com família ou amigos pode dizer Salut. Esta expressão não é de todo utilizada em contexto formal, sendo bastante utilizada em conversas pelo telefone. Significa “Olá” e “Adeus” ao mesmo tempo.

Se quiser aumentar o seu conhecimento de francês e arriscar mais um pouco pode começar por perguntar: Ça va ? Esta pergunta é o equivalente a “Tudo bem?” ou “Como estás?”, podendo utilizada quer formal quer informalmente.

Os franceses apreciam sempre a demonstração de preocupação pelo seu bem-estar.

Desta pergunta podem surgir três tipos de resposta, veja os seguintes cenários:

Caso esteja numa situação mais formal, pode substituir Ça va ? por Comment allez-vous ? que poderá utilizar no contexto de “Como está?”.

Depois de lhe ser apresentado alguém, deve dizer Enchanté se for homem e Enchantée se for mulher (na verdade não faz muita diferença, porque as palavras são foneticamente semelhantes) que, em português, significa “Prazer em conhecê-la/o”.

 

“Com licença, por favor!”

Estas duas expressões são muito importantes para os franceses, pois ser educado é de extrema importância.

Está no metro e precisa que alguém se desvie para poder sair? Diga Excusez-moi. Esta expressão significa “Com licença”, quando quer chamar a atenção de alguém, ou “Peço desculpa” em algumas situações, como pisar alguém sem querer na rua.

Num contexto mais informal, pode também utilizar a expressão Pardon.

Agora a expressão mágica: S’il vous plait, tradução de “Por favor”. A expressão utiliza-se da mesma maneira que em português.

Esta palavra é muito popular, mas nunca é demais repeti-la. Ao contrário do que acontece no português, Merci não tem distinção de género em francês, podendo ser utilizada por toda a gente e para toda a gente. Existem algumas variações da expressão que pode utilizar tais como: Merci beaucoup (“Muito obrigada/a”) ou Merci à tous (“Obrigada/o a todos”).

De rien será a resposta correta para qualquer uma das variações de Merci, semelhante ao português “De nada”. Também pode utilizar Pas de problème, equivalente a “Sem problema”.

 

Desculpa/e!

A forma mais comum de pedir desculpa é dizer Je suis désolé ou simplesmente Désolé. No entanto, como já explicamos em cima, pode utilizar Pardon ou Excusez-moi em algumas situações, dependendo do contexto.

 

Até já!

Para se despedir, no caso de voltar a ver a pessoa nesse mesmo dia, pode dizer À bientôt (“Até logo”) ou À tout de suite (“Até já”).

Se quiser mesmo dizer adeus, pode simplesmente dizer Au revoir.